menu

Tema Geral


  O I Workshop de Metodologia em Ciência Política centraliza os debates em torno de três temas específicos: Partidos, Comportamento eleitoral e Comunicação política. Estes temas possuem espaço e visibilidade no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar desde quando este foi criado. O programa possui uma linha de pesquisa intitulada “Partidos, Eleições e Mídia”, a qual se desdobra em três grupos de pesquisa que agrega professores, alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado: 1) “Núcleo de Estudos dos Partidos Políticos Latino-Americanos”, 2) “Comunicação Política, Partidos e Eleições” e 3) “Centro de Estudos de Partidos Políticos”. Dessa forma, devido a grande quantidade de alunos que atualmente fazem estudos em tais áreas – na UFSCar e em outras universidades próximas - o Workshop de Metodologia em Ciência Política se dedica ao debate metodológico dentro destes eixos de pesquisa na sua primeira edição.
            O evento pretende reunir debates sobre temas que tangenciam estas áreas de pesquisas, mas sempre pelo viés metodológico. A tentativa é que o workshop seja um espaço de discussão de estudos que se encontram em andamento, principalmente pensando seus aspectos metodológicos, técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados. Para isso teremos as Oficinas Temáticas (OTs). Mas ao mesmo tempo, o evento pretende contribuir com o aprimoramento na área de metodologia entre alunos e professores oferecendo também cursos de curta duração, mas que propiciam um bom avanço no conhecimento de técnicas e uso de programas que auxiliam o trabalho de pesquisa. A criação do workshop visa melhorar a qualidade das pesquisas que são realizadas nas áreas de Partidos, Comportamento eleitoral e Comunicação Política, assim como em áreas afins que também podem aproveitar os recursos oferecidos nos minicursos, assim como dos debates realizados nas OTs.
            Trata-se de um evento que pretende fortalecer as pesquisas em torno das áreas citadas, evidenciando tais temáticas dentro da Ciência Política, e melhorar a qualidade dos resultados oferecidos por esses estudos. Embora haja interesse e disponibilidade por parte dos pesquisadores, muitas vezes há carência na oferta de cursos extracurriculares - em âmbito local e regional - que tratem de metodologia aplicada aos estudos em Ciência Política e que sejam organizados e sistematizados dentro de um calendário acadêmico. Além disso, embora as técnicas e ferramentas tenham se desenvolvido gradativamente e ganhado destaque na Ciência Política, vários aspectos – institucionais e financeiros – impedem que tais conhecimentos cheguem a todos os programas de pós-graduação. Pensando nessas questões apresentadas e tentando resolvê-las, o I Workshop de Metodologia em Ciência Política pretende sanar tais lacunas e se apresentar como um novo espaço para formação em metodologia.
Considerando todos os pontos elencados acima, o I Workshop de Metodologia em Ciência Política: Partidos, Comportamento Eleitoral e Comunicação visa contribuir com o aumento dos espaços de debate sobre metodologia na área da Ciência Política, popularizando este tipo de conhecimento. Foi com esse objetivo que surgiu a proposta de realização deste evento dedicado especialmente para pensar esta etapa das pesquisas. Além do fortalecimento dos aspectos metodológicos dentro das áreas já citadas, há ainda outros ganhos como o estreitamento das relações entre os alunos da UFSCar com os de outras universidades, assim como para aproximar e reunir pesquisadores que estão realizando estudos na mesma área.