menu

Minicursos

Um dos eixos estruturantes do I WCP é a promoção de minicursos que visam auxiliar pesquisadores no desenvolvimento de seus estudos. No momento da inscrição o participante deverá indicar quais minicursos, entre os quatro oferecidos, são sua primeira e segunda opção. Os participantes que forem selecionados para os minicursos serão comunicados por e-mail no dia 6 de março.


Introdução ao R
O curso “Introdução ao R” tem por objetivo capacitar os estudantes de pós-graduação e, eventualmente, os de graduação e os docentes, à utilização deste software, cujas técnicas podem ser empregadas nas mais variadas áreas de pesquisa, inclusive na Ciência Política. Este curso, cuja carga horária totaliza doze horas, foi composto em quatro módulos: 1) Instalar o programa, importar bancos de dados em distintos formatos, organizar os dados, extrair informações e modificar variáveis; 2) Análises estatísticas descritivas e manipulação das bases de dados; 3) Elaboração de gráficos e testes de inferência estatística; 4) Estimação de pontos ideais de legisladores por meio dos pacotes Nominate e Ideal.

Ministrante: Rafael Nunes Magalhães (CAENI)
Dias 16 e 17 de abril de 2014.
Carga Horária: 12 horas
Mais informações sobre o R: http://cran.r-project.org/doc/contrib/Landeiro-Introducao.pdf


Introdução ao SPSS
O objetivo do curso é apresentar o pacote estatístico SPSS, utilizado para trabalhar com bancos de dados em pesquisas quantitativas. Durante o curso serão mostradas as principais funções do software para que os alunos comecem a se ambientar com suas funções e utilidades. O curso pretende dar conta dos seguintes conteúdos: formatação de bancos de dados, tabelas de frequências simples e de contingências, testes estatísticos para variáveis categóricas e também uma breve introdução sobre análise de regressão linear (uso de variáveis contínuas).

Ministrante: Msc. Cláudia Carola Rios Cordero
Dias 14, 15 e 16 de abril de 2014.
Carga Horária: 12 horas


Análise de Dados Categóricos
O objetivo deste curso é apresentar as principais ferramentas e técnicas para análise de dados categóricos. Esse tipo de análise permite que informações qualitativas a respeito dos eventos pesquisados sejam tratadas e analisadas a partir de técnicas quantitativas. O curso mostra ainda como fazer isso sem o uso de software estatístico. O minicurso fornece as definições básicas de tipos de variáveis e suas especificidades, os coeficientes básicos (teste qui-quadrado, coeficiente Delta, Risco Relativo nas Ciências Sociais), testes Q-Yule e Gama, cálculo de resíduos brutos e padronizados em tabelas de contingência. Os exemplos a serem usados referem-se a estudos eleitorais empíricos.

Ministrante: Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervi (UFPR)
Dias 16 e 17 de abril de 2014.


Geoprocessamento Aplicado às Ciências Sociais: Fundamentos e Prática com o Software TerraView
Este curso introdutório tem por objetivo mostrar aos participantes os fundamentos de Geoprocessamento e como trabalhar com o Software TerraView. O minicurso engloba os tipos de aplicações do software, o processo de estruturação dos dados e os tipos de dados geográficos que podem ser utilizados. Mais especificamente sobre o programa TerraView, será apresentado a estrutura do software, o tipo de importação de dados e as ferramentas básicas e suas potencialidades.

Ministrante: Prof. Dr. Flávia da Fonseca Feitosa (UFABC)
Dias 14 e 15 de abril de 2014.
Carga Horária: 6 horas
Mais informações: http://www.dpi.inpe.br/terraview/index.php