menu

Apresentação


           O I Workshop de Metodologia em Ciência Política está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), mais especificamente pelos alunos e professores que pertencem à linha de pesquisa “Partidos Políticos, Eleições e Mídia”. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de abril de 2014. O objetivo do I Workshop é aprimorar o conhecimento de professores e alunos no que diz respeito à metodologia utilizada nas pesquisas em Ciência Política.
            Embora existam outros centros que ofereçam cursos de metodologia, assim como Grupos de Trabalhos sobre o assunto em alguns eventos da área, o I Workshop visa colaborar com essas discussões e espaços já existentes para tratar do tema. Percebeu-se a necessidade de contribuir com a formação em metodologia fora dos grandes centros e fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) nesta área. Além disso, o objetivo é poder estender este espaço de debate e aprendizado, também, para alunos de outras universidades brasileiras e propiciar um diálogo aprofundado e interessante sobre as técnicas usadas em diferentes pesquisas.
Com o intuito de reunir professores e estudantes de Ciência Política e áreas afins, o evento será composto por conferências, minicursos e oficinas temáticas. As conferências pretendem discutir grandes temáticas que envolvem metodologia e eleições. Para oferecer subsídios metodológicos aos participantes serão ofertados minicursos que pretendem auxiliar no desenvolvimento dos estudos, especialmente na área de partidos, mídia e eleições. E para debater questões metodológicas de cada pesquisa estão reservadas as oficinas temáticas. 
         A Ciência Política brasileira apresentou muitos avanços nos últimos anos e, dentro deles, um dos aspectos está vinculado ao aprimoramento metodológico das pesquisas, o que foi acontecendo com o passar dos anos e com o fortalecimento dos programas de pós-graduação no país. Desse modo, a promoção de eventos como este workshop pode ser considerada como uma contribuição importante para o avanço da Ciência Política.